sábado, 13 de outubro de 2007

Construção das cabeças dos fantoches


Nesta aula, combinamos levar os materiais que iamos precisar, como cola branca, balões, jornais, recipientes, luvas, cartão de rolos de papel, entre outras coisas.
Como na história são três personagens e no grupo também somos três (eu, marina e susana), dividimos as tarefas, ficando cada uma responsável por fazer uma personagem. Contudo não foi fácil
pois as cabeças não estavam a ficar duras e tivemos que passar várias vezes cola branca.
Mas felizmente conseguimos, na minha opinião no fim as cabeças ficaram bem feitas.


quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Bem... este é o nosso primeiro projecto deste ano. Esta história foi escrita pelo meu grupo, contudo, no inicio, tinhamos pensado em escrever uma história em que as personagens seriam a betty boop, hello kitty e a puca. Contudo depois mudamos de ideias e escrevemos a seguinte história:
As bruxas más
Era uma vez, duas bruxas muito feias e más, chamadas Malvina e Malvona. Essas bruxas tinham uma irmã, chamada Malva, que além de também ser muito feia, tentava ser boazinha, o que não agradava muito às suas irmãs.
Malva - (canta) (floribella vem dançar)
Malvona - O nosso plano vai ser genial...
Malvina - Não nos vai faltar comidinha!!!
Malvina e Malvona - Que barulho horripilante é este??? (olham para Malva)
Malvina - (arranca os fones) Outra vez a ouvir isso? será que vamos ter de pôs essa porcaria no lixo?
Malvona - Estamos fartas de te dizer que as bruxas não houvem música e muito menos andam com essas roupas todas... coloridas.
Malva - Oh desculpem, peço desculpa, mas eu ouvi esta música na televisãoe a mulher que a cantava era tão divertida...
Malvona - As bruxas não são divertidas...
Malvina - São... más, cruéis, frias e não divertidas. ah! E já disse más??? Malva - Hum! (e baixou a cabeça). Eu juro que tento ser assim mas não consigo...
Malvina - Eu sabia que a nossa mãe não devia ter uma bruxinha de um humano.
Malva - Ela fez um feitiço ao meu pai, se não o fizesse, ele nunca teria namorado com ela!
Malvina - Pois! Pois! Tretas... as bruxas são irresistiveis, não as meias bruxas como tu que parecem uns espantalhos, de tão coloridas.
Malvona - Se tu não aprendes a bem, aprendes a mal. Agora vais participar no nosso plano, para apanhar os miúdos irritantes.
Malva - Qual é o plano? Eu não quero fazer maldades às crianças... Malvina - Tem calma... Nós temos uma proposta para te fazer...
Malva - O que é?
Malvona - se tu nos ajudares com as criancinhas nojentas, nós dizemos-te quem é o teu pai. O plano é fazer uma casa com doces para chamar as pestes e tu vais cantar, porque acho que os pirralhos gostam dessas coisas!
Malva - Mas isso é chantagem!
Malvona - Chama-lhe o que quiseres...
Malvina - Eu chamar-lhe-ia um favor.
Malva - Tenho que pensar... Bem, eu acho que vos ajudo, mas o que vão fazer às crianças?
Malvina - Não lhes vamos fazer mal!
Malvina e Malvona- Ahahahahah...
Malvona - Malvina vamos rever o nosso livro de feitiços, para vermos aquele que a nossa mãe falava, de ficarmos muito bonitas...
Malvina - Sim, sim... Estou ansiosa por arranjarmos as unhas dos pé daquelas pestes...
Malvona - Hum! E as meias com xulé para dar um gostinho apetitoso. Malvina - Na receita, também falava das baratas, cerebro de cobra, pata de escorpião, piolhos e asas de morcegos!
Malvona - E não nos podemos esquecer do tempero, rabinhos de ratazana!!!
(Duas semanas depois, a Malva já tinha cortado as unhas aos miúdos e roubado as meias com xulé...)
Malva - (com um saco ou caixinha) Bruxinhas, já vos arrangei o que me pediram... então quando é que me dizem quem é meu pai?
Malvina e Malvona - Um dia saberás... Ahahahahah...

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Começo do projecto

Nas próximas aulas de panso, vamos desenvolver um projecto, por isso dividimo-nos em grupos.
As opções de projectos de cada grupo foram muito diferentes, contudo cada grupo terá de guiar-se por uma metodologia de projecto.
Esta metodologia terá 6 fases:
1. Pesquisa e Informação
Vai consistir numa recolha de informação , utilizando uma diversidade de fontes , de acordo com os objectivos do projecto.
2. Selecção e Planificação
Esta fase, será caracterizada pela escolha da informação que se irá utilizar e pela elaboração do plano de trabalho.
3. Decisão e Recursos
Esta é a fase anterior à parte prática do trabalho, na qual se devem tomar decisões acerca do desenvolvimento.
4. Desenvolvimento e Controle
Durante esta fase, é feita uma experimentação, em que seguidamente será executada uma comparação dos resultados com a planificação original e fazem-se as alterações necessárias.
5.Execução e Apresentação
6.Avaliação
Esta ultima fase será uma discussão colectiva dos resultados.

Na aula, fizemos uma sinapse e o que escrevemos foi o seguinte:

Neste projecto vamos realizar um teatro de fantoches de luva.
Inicialmente, vamos fazer uma pesquisa de histórias, para depois fazermos a nossa própria história. Em principio, a nossa história terá como personagens, animais ou personagens animadas, contudo ainda não está nada decidido, pois temos que pensar na melhor forma de realizar esta actividade.
Decidimos que cada uma de nós irá escrever uma história, para depois juntarmos as três e escolhermos a melhor e adapta-la se for necessário.
Seguidamente, vamos dividir tarefas de construção de personagens, onde iremos anteriormente pensar juntas em como vão ser as personagens.
Em principio, os materiais que vamos usar, irão ser: meias, meias coloridas, tintas, marcadores, arame, botões e tintas com alguns brilhastes, para que os fantoches sejam mais apelativos, contudo vamos fazer algumas experimentações, para podermos ter oportunidade de fazer um trabalho melhor.